quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Repudia pós parto de uma só voz...


Urraca de Portugal, Rainha de Leão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Realeza Portuguesa
Casa de Borgonha
Descendência
PortugueseFlag1185.svg
Urraca Afonso, infanta de Portugal (Coimbra1150 — 1222), infanta portuguesa filha de D. Afonso Henriques e de Mafalda, condessa de Sabóia, sendo irmã do rei Sancho I de Portugal.
A infanta nasceu provavelmente no ano de 1150, sendo que, antes dela, os reis tinham tido um filho varão, que morreu muito novo.
Na altura em que Urraca nasceu, a atribuição dos nomes aos infantes era feita de forma criteriosa. O usual era que se o primogénito fosse um rapaz recebesse o nome do avó paterno, enquanto que se fosse rapariga, receberia o da avó. Com os segundos filhos o critério era o mesmo, apenas com a diferença de serem os nomes dos avóes maternos. Apesar disso, a primeira filha de Mafalda e Afonso, recebeu o nome da irmã deste último, a Urraca Henriques, infanta de Portugal, casada com o magnata galego, Bermudo Pérez de Trava.
D. Urraca no Portal da Catedral de Tui
Afonso I, ou Afonso Henriques, rei de Portugal casou a sua filha, Urraca com Fernando II de Leão, seu primo afastado (pois Fernando era neto de Urraca de Leão e Castela, tia de Afonso Henriques), em 1165, tendo ela apenas 15 anos e ele já 28, mas devido aos laços de parentesco o casamento acabou por ser dissolvido pelo Papa em 1175.
Deste casamento nasceu o futuro Afonso IX de Leão (1171), último rei de Leão independente, e o único filho do casal.

Sem comentários:

Enviar um comentário